Um pouco sobre DevOps

Padrão

bluedevops

 

DevOps (Development + Operation), como o nome sugere, é o alinhamento entre o time de desenvolvimento com o time de operações para definição e melhor trabalho, seja em relação aos processos, responsabilidades e ferramentas entre outros. Com isso, o nível de qualidade da entrega será melhor e em um ritmo mais rápido que o convencional.

Enquanto o desenvolvimento ágil acabou aproximando a equipe de desenvolvimento com a de negócios para reduzir gaps entre essas duas áreas, o DevOps busca otimizar as entregas reduzindo gaps entre operações e desenvolvimento. Pode-se dizer que de uma o DevOps colabora por aproximar o desenvolvimento ágil e todos os seus benefícios com teste e implantação, por exemplo.

Por muito tempo as empresas não precisavam colocar um alto número de atualizações de seus softwares em produção, porém com a evolução da tecnologia e a necessidade de inovação constante dos produtos e negócios estão mudando as regras desse jogo. Por exemplo, empresas como o Facebook, reconhecidas por sua inovação, entregam diversos releases com um bom padrão de qualidade… Em um único dia.

Lógico que grande parte dos trabalhadores de TI não trabalham em empresas inovadoras como o Facebook, mas também tem que se considerar o caminho em que o mercado está se movimentando. Por exemplo, atualmente a solicitação de demanda tem uma entrega de dias, enquanto em muitas empresas trabalham com um período de mais de um mês. Nesse contexto é que acaba sendo útil aplicar o DevOps, para agilizar a subida para produção.

Embora seja benéfico, não significa que dará para implantar de imediato o DevOps. Casos como as empresas que tem legados antigos podem levar um tempo maior para conseguir aplicá-lo. Por isso é necessário analisar o momento e verificar quais serão os riscos de iniciar o DevOps e como implantá-lo com sucesso.

Até o próximo post.