Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software

Padrão

code-459070_960_720

Neste artigo irei apresentar brevemente o conceito e princípios utilizados pelo Manifesto Ágil, demostrar que ser ágil não significa ser apenas rápido e principalmente lhes apresentar que existem outras possibilidades de desenvolver e gerenciar projetos sem precisar obrigatoriamente seguir à risca os padrões de projetos.

O significado da palavra Ágil para muitos de nós descreve apenas algo voltado para rápido/veloz, inclusive essa é a própria descrição da palavra utilizada nos dicionários da Língua Portuguesa. No entanto, para o Manifesto Ágil, o significado de ágil é muito mais abrangente do que apenas ser rápido/veloz, é ser também flexível, ter capacidade de adaptação, replanejamento e absorção de mudança.

Quanto ao Manifesto Ágil, de acordo com Sato (2007), em fevereiro de 2001, um grupo de desenvolvedores experientes, consultores e líderes da comunidade de software se reuniu em Utah para discutir ideias e procurar uma alternativa aos processos burocráticos e às práticas adotadas nas abordagens tradicionais da Engenharia de Software e gerência de projetos. Dessa reunião surgiu o Manifesto do Desenvolvimento Ágil de Software, que destaca as diferenças com relação às abordagens tradicionais e define seus valores:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Para o Movimento Ágil as frases destacadas à esquerda, são de maior relevância em consideração com os itens à direita.

A partir dos valores acima eu poderia listar algumas circunstâncias para cada um deles, no entanto, eles são bastante subjetivos a cada necessidade do negócio e é de fundamental importância que cada um realize sua auto análise, mentalizando o negócio, e consiga a partir daí enxergar as possibilidades de agir de uma forma diferenciada para resultar em melhores resultados.

Abaixo estão os 12 princípios seguidos pelo Manifesto Ágil:

  • Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
  • Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
  • Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
  • Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
  • Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
  • O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
  • Software funcional é a medida primária de progresso.
  • Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
  • Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
  • Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto organizáveis.
  • Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

Considerações Finais –

O que foi possível compreender com este artigo é que ser rápido, não significa pleno funcionamento dos softwares e consequentemente o sucesso do desenvolvimento, que não existe certo ou errado, o que existe são diversas possibilidades de se trabalhar, visando sempre obter melhores resultados. Portanto, nestes casos, seja ágil a partir do conceito definido pelo Manifesto Ágil.

Referências Utilizadas –

SATO, D. (2007). Uso eficaz de métricas em métodos ágeis de desenvolvimento de software. Disponível em: http://grenoble.ime.usp.br/~gold/orientados/dissertacao-DaniloSato.pdf

http://www.manifestoagil.com.br/

Até o Próximo Post!