Por que automatizar seu teste?

Padrão

banner-957163_960_720Com o passar do tempo, os sistemas acabaram evoluindo, tanto que boa parte deles atualmente é baseado na web e são executador por meio de navegadores. O comportamento dessas aplicações pode variar ao levar em consideração duas variáveis: tecnologia utilizada e navegadores. Por isso, torna-se necessário uma forma mais eficaz de testar as aplicações e otimizar essa atividade, e é nesse contexto que a automação entra.

A automação de teste pode ser definida como uma atividade onde é utilizado um software para executar testes repetitivos nos aplicativos, especialmente no caso testes de regressão. No mercado existem diversos tipos de ferramentas de automação, sejam gratuitas ou pagas, para web ou mobile que podem colaborar com o andamento do projeto.

A automação pode ser aplicada principalmente, mas não por regra, conforme um ou mais dos itens abaixo:
– Constantemente é necessário efetuar teste de regressão;
– Encontrar defeitos não identificados nos testes manuais ou que começaram a acontecer após implantação;
– Suporte para metodologias de desenvolvimento, como o Agile.
– Relatórios personalizados/otimizados de defeitos.

Embora possa ajudar, também é necessário prestar atenção se a automação é realmente vantajosa ou não, pois há casos em que permanecer no teste manual é o mais aconselhado. Por exemplo, caso a aplicação passe por constante atualização em determinada funcionalidade, não faz sentido automatizá-la, pois gerará gastos constantes reconstruindo o código do “robô”.

Até o próximo post.