O que é possível aprender com Marcus Lemonis?

Padrão

3ps-2

Marcus Lemonis é um empresário americano que além de administrar as suas próprias empresas, também investe em instituições de pequeno e médio portes – normalmente instituições com problemas de administração, mas com potencial futuro. Nesse processo ele avalia os itens necessários para o sucesso da empresa, sendo a base os três P’s: Pessoas, Processos e Produtos. Abaixo uma breve explicação sobre cada item:

1) Pessoas: Por mais óbvio que pareça (e até mesmo questão de bom senso), possuir uma boa equipe é essencial para o sucesso de uma empresa e consequentemente de um projeto. Também é importante buscar um ambiente agradável e favorável para equipe, onde a possibilidade de um bom desempenho aumentará consideravelmente. O fato de ter pessoas qualificadas na equipe, não é a única característica a ser seguida, mas também atribuir as atividades conforme cada perfil. Ou seja, se a pessoa tem um perfil mais técnico ou analítico, o aconselhável é buscar alocá-lo em atividades desse gênero, pois o rendimento poderá aumentar.

2) Produtos: Embora normalmente a análise o Lemonis seja direcionada para produtos físicos, o conceito também pode ser utilizado para empresas prestadoras de serviço, afinal, direta ou indiretamente o serviço é o produto da empresa. Como base dessa análise, é necessário refletir sobre algumas características, como preço, público alvo e forma de divulgação.

3) Processos: O último item da lista, mas nem por isso o menos importante é o responsável por garantir a eficiência e eficácia nos produtos e/ou serviços oferecidos. Processos bem definidos permitem identificar gaps, otimizar o processo de trabalho e evita situações incômodas, como retrabalho e gastos desnecessários. Por fim, como fatores internos (pessoas, metas da empresa, etc) e externos (mudanças no mercado, tecnologias, entre outros), é necessário avaliar constantemente os processos da empresa e verificar se estão de acordo com os novos objetivos e foco do mercado.

Com base nisso, caso sua empresa não estiver executando os seus projetos conforme esperado, avalie esses três pontos (pessoas, produtos e processos) e verifique quais mudanças são necessárias, incluindo nessa análise quando possível também a opinião da equipe.

Em tempo: Marcus Lemonis também apresenta um programa chamado “O Sócio” (The Profit), onde é possível ver na prática como ele aplica tais regras e as mudanças positivas nas empresas quando são bem aplicadas. Recomendado para empresários, gestores e pessoas afim de entender melhor como obter sucesso com uma companhia e/ou projetos.

Até o próximo post.