A hora de trocar de fornecedor chegou!

Padrão

fornecedor

Todos os relacionamentos em nossas vidas têm um fim! E quando falamos de fornecedores isso também se faz verdade.

Até que a morte nos separe não existe no mundo dos negócios, tratando-se de tecnologia então, menos ainda.

A volatilidade do mercado pode fazer com que o fim seja cada vez mais rápido. Mas quais as consequências e o que deve ser estudado na hora de trocar de fornecedor? Pior ainda, como saber que esse relacionamento está no fim?

É comum encontrar empresas que tem fornecedores apenas por conveniência. Não que as pessoas gostem de rasgar dinheiro, apenas seria trabalhoso ou caro demais abrir uma nova RFP (Request for Proposal) para trocar de fornecedor.

Mas como saber e detectar que essa hora chegou?

Posso enumerar aqui alguns tópicos, que simplesmente não são a verdade absoluta, mas podem lhe ajudar a entender que o fim dessa parceria deve acontecer em breve:

1- Seu fornecedor já não lhe atende mais como antigamente: Sabe aquela sensação de que vocês já tiveram dias melhores? Talvez ela seja real. Lá no começo da parceria, seu fornecedor lhe atendia prontamente, tinha equipe de pós-vendas e agora simplesmente demora horas a fio (ou dias) para responder uma simples dúvida? Pois é, se você não tem mais um suporte decente é hora de avaliar o que o mercado oferece, se tem pós-vendas melhores ou se simplesmente é uma falha operacional que pode ser contornada. Caso seja a primeira opção, comece a analisar a troca.

2- Seu fornecedor super valoriza o serviço prestado: Em algum momento o serviço ficou acima do valor  que o mercado pratica? Acredite, isso é comum desde a conta de telefone até serviços de hospedagem, servidores ou software. Buscar alternativas é uma saída, fazer pesquisas de mercado que permitam ter conhecimento dos valores praticados pelos concorrentes pode ser uma excelente opção que lhe permita até abrir uma negociação.

3- O atual fornecedor não se adequa a atual estratégia de negócio: Imagine que sua empresa tenha crescido a ponto de o atual fornecedor não ter condições de atender sua atual demanda, ou ainda, quando planejado, você percebe que o fornecedor não terá como suportar demandas futuras, talvez esteja na hora de planejar uma transição para uma nova parceria que possa de fato lhe atender.

Escolher fornecedor com visão estratégica

Mudanças nunca são fáceis, porém devemos ter em mente que todas as parcerias de nossa empresa devem contribuir e agregar valor para o negócio, não sendo tão somente uma despesa.

A contratação de fornecedores é um investimento e a escolha ou a revisão de uma parceria, podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Escolha fornecedores que se adequem a sua estratégia e que atendam aos requisitos esperados para o seu projeto ou para o seu negócio.

Gostou do post? Conte-nos nos comentários ou envie um e-mail para contato@tieprojetos.com.br

Siga-nos no facebook.com/tieprojetos

Receba notificações de novos posts diretamente no seu navegador. Basta clicar no ícone de “sino” ao lado. É rápido e o melhor, é de graça!

Até o próximo post!

Um comentário sobre “A hora de trocar de fornecedor chegou!

  1. Seu comentário está aguardando moderação.

  2. Seu comentário está aguardando moderação.

  3. Seu comentário está aguardando moderação.

  4. Seu comentário está aguardando moderação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *