Black Friday – Compras Online: Seguras e sem Medo

Padrão

black-1271449_960_720

Este artigo é voltado para todos aqueles que tem interesse de aproveitar as promoções da Black Friday (Online) e/ou gostaria de acompanhar as dicas de segurança para evitar golpes virtuais.

Uma pesquisa realizada pela Ebit e disponibilizada via portal do Globo.com, prevê que o faturamento apenas no dia disponibilizado oficialmente para acontecer a Black Friday pretende alcançar R$2,1 bilhões, crescimento nominal (sem descontar a inflação) próximo de 30% em relação à edição de 2015, ano em que as vendas superaram as expectativas, alcançando um montante de R$1,6 bilhão.

A Black Friday 2016 será amanhã dia 25 de novembro, mas como de costume aqui no Brasil, as promoções podem ocorrer até um dia antes. Neste caso, o quanto antes ficar atento as promoções, será melhor para realizar comparativas vantajosas.

De acordo com uma outra matéria disponibilizada pelo Globo.com, entre as principais intenções de compras para a edição de 2016 estão ligadas a produtos com maior valor agregado e de desejo. Com destaque para smartphones, televisores, notebooks e eletrodomésticos.

Apesar da vontade de aproveitar as promoções e comprar o quanto antes é importantíssimo realizar alguns procedimentos de segurança, ficar atento as informações e se certificar da confiabilidade e autenticidade dos sites.

Veja abaixo dicas imperdíveis para aproveitar a Black Friday (Online) com mais segurança:

É de suma importância antes de realizar qualquer procedimento que o equipamento esteja protegido, portanto verifique a validade do seu antivírus ou quando acessa-lo ele apresente a mensagem de que o seu equipamento está protegido.

Antes de efetivar uma compra é aconselhável que seja realizada uma busca em diversos sites, para que seja possível realizar uma compra consciente a partir de uma comparativa vantajosa.

Ao acessar o site se certifique da autenticidade do mesmo, pois existem diversos casos em que estamos sujeitos a acessar sites desconhecidos e não autenticados, no qual pode ocasionar golpes virtuais.

  •  Suspeite de promoções extremamente vantajosas. (Como informado na dica anterior, busque se informar a respeito das promoções em outros sites para que seja possível comparar).
  • Avalie o layout:  Aparência pode significar alguma coisa sim! Imagine acessar um site desenvolvido as presas e com erros de digitação? Qual a credibilidade que um site desse passaria?
  •  Os produtos: Avaliei os segmentos de venda, imagine uma loja virtual que venda de tudo. É de suspeitar, concordam?
  •  Verifique se consta algum canal de reclamação: Normalmente os sites confiáveis possuem este tipo de canal, e lá é possível consultar tanto as reclamações e como elogios.
  •  Política de Troca: Imagine se não servir, ou chegar quebrado? Normalmente os sites confiáveis possuem este tipo esclarecimento.
  •  Desistência: Imagine que não chegou no prazo e neste caso seria necessário desistir da compra? Normalmente os sites confiáveis possuem este tipo esclarecimento.
  •  Ressarcimento em caso de desistência: Imagine se não chegar e não adiantará chegar depois? Normalmente os sites confiáveis possuem este tipo esclarecimento.

Considere as seguintes dicas, como um outro meio de segurança para realizar o cadastro pessoal:

  •  Checar os termos de uso.
  •  Verificar na barra do status do programa o “Cadeado do navegador”, este símbolo significa que possui um certificado de segurança, no qual, garante que suas informações não serão utilizadas por ninguém.
  •  Caso o link se inicie com HTTPS, garante uma segurança maior.

Um site que possui serviços como o PayPal e PagSeguro são algumas outras garantias de efetivar a compra com segurança. Como eles medeiam o pagamento, o dinheiro só vai ser liberado ao vendedor caso o produto seja entregue. Dessa forma, as chances de ser lesado são minimizadas, já que é possível cancelar a compra a qualquer momento.

Consideração Final –

Como proposta do artigo, espero que as dicas descritas no mesmo possibilitem compras online mais seguras e sem medo.

Boas Compras!

Fontes Utilizadas –

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/10/black-friday-deve-faturar-34-mais-em-2016-no-brasil-preve-organizador.html

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/10/84-dos-consumidores-online-devem-comprar-na-black-friday.html

https://www.tecmundo.com.br/seguranca/4668-como-saber-se-um-site-e-seguro-para-fazer-compras-.htm

Gostou do artigo? Siga-nos facebook.com/tieprojetos

Deseja dar a sua opinião sobre o assunto? Deixe nos comentários.

Mande sua sugestão de matéria para o e-mail: contato@tieprojetos.com.br

Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *